Regulamento

REGULAMENTO E CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO​

O ALUT – Algarviana Ultra Trail – é um evento lúdico/desportivo pedestre, em natureza, desenvolvendo-se quase na sua totalidade na Via Algarviana. A sua 5ª edição, decorre entre os dias 24 a 27 de Novembro de 2022. A prova terá início no dia 24 de Novembro, na Fortaleza do Beliche, no Cabo de São Vicente, às 16h30, tanto para os atletas a solo como por estafetas. O ALUT é organizado pela ATR – Associação Algarve Trail Running em parceria com a RTA – Região de Turismo do Algarve, com a ANA – Aeroportos de Portugal e com a parceria institucional da Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve, entidade gestora da Via Algarviana. Poderá saber mais sobre a Via Algarviana em: www.viaalgarviana.org. Poderá também contribuir para a manutenção desta via, através de donativo à sua entidade gestora, a Associação Almargem. Para tal, siga as instruções em: www.viaalgarviana.org ou no formulário de inscrição.

É possível a participação nas modalidades:

– solo;

ou

– estafetas de quatro (4) elementos.

Por estafetas a participação faz-se em equipas, que podem ser masculinas, femininas ou mistas, constituídas obrigatoriamente por 4 elementos. Seguindo as seguintes normas:

  • Os atletas partem à mesma hora que os atletas a solo;
  • Os atletas chegam à base da transição e regista-se o tempo do segmento;
  • Os atletas de estafetas do seguinte segmento, partem todos juntos, em hora a indicar;
  • Ganha a equipa que fizer menos tempo acumulado;
  • Todos os segmentos terão pontuação ITRA.

As equipas inscritas têm que providenciar o seu próprio transporte entre as bases de vida para os seus elementos. A organização não se responsabiliza por este transporte. Durante a prova, apenas pode estar um elemento em competição.

Todas as regras que se impõem aos atletas a solo aplicam-se também aos atletas por estafetas. A desistência de um elemento durante um segmento não impede que os restantes participantes continuem em prova. No entanto, não serão classificados nem terão prémios de finalista.

Para efetuar a inscrição a solo é obrigatório que o atleta tenha completado pelo menos uma corrida que atribua 4 pontos ITRA entre Janeiro de 2020 e Junho de 2022. É recomendado ter um índex de performance do ITRA mínimo de 400 para garantir que termina a prova dentro dos tempos limites.

Para efetuar a inscrição em estafetas, é obrigatório que todos, e cada um dos seus elementos tenham completado pelo menos uma corrida que atribua 3 pontos ITRA entre Janeiro de 2020 e Junho de 2022.  

Os critérios de pontuação podem ser consultados no sitio do ITRA em: https://itra.run/ e a lista de corridas classificativas podem ser encontradas no seguinte link: https://itra.run/page/290/calendar.html.

Além da distância (300Km), os participantes poderão enfrentar outras dificuldades, tais como: as condições meteorológicas (grandes amplitudes térmicas, chuva, vento, etc.), privação de sono, navegação e orientação, entre outras resultantes do tipo de evento extremo que é o ALUT.

A organização disponibilizará todos os meios de segurança e apoio. No entanto, o participante deverá ter a consciência que a função da organização não é apoiar os atletas na superação dos normais problemas e desafios que podem ocorrer numa prova com as características do ALUT. A segurança começa sempre no atleta e nas medidas de autoproteção que o mesmo adote.

O atleta deverá contar com a sua capacidade de superação a quaisquer obstáculos que possam surgir, bom como da sua capacidade física e psíquica, garantindo sempre a sua própria segurança e bem-estar.

As inscrições abrem dia 24 de fevereiro de 2022 e terminam dia 1 de novembro de 2022, ou quando atingido o número máximo de 140 participantes, estando 100 inscrições reservadas para participantes a solo e as restantes para estafetas, podendo o limite do número de inscritos ser aumentado, para garantir compromissos com parceiros/apoios do evento.

As inscrições serão efetuadas em ligação indicada no site www.alut.pt. A veracidade dos dados fornecidos é da exclusiva responsabilidade do participante, inclusive para efeitos de seguro.

O valor da inscrição é o seguinte:

 1ª fase
15/01 – 30/06
2ª fase
01/07 – 30/09
3ª fase
01/10 – 12/11
SOLO300,00€350,00€400,00€
ESTAFETAS – QUADRAS675,00€725,00€775,00€

Para que a inscrição seja validada, o pagamento deverá ser efetuado num prazo de 15 dias.

Para usufruir do valor de cada uma das fases, o pagamento da inscrição terá de ser efetuado até à data limite da mesma.

A inscrição, na primeira fase, poderá ser paga de forma parcelada. Para tal deverá contatar a organização (info@alut.pt) para definir a forma de pagamento.

Salvo nos casos em que a prova for anulada por motivos imputáveis à organização, não haverá direito a devoluções dos valores das inscrições.

  • Transfer desde Faro para Sagres no dia 24/11/2022, em hora a divulgar no guia do atleta (desde que solicitado no momento da inscrição);
  • Kit de Atleta;
  • Assistência e abastecimento de líquidos e sólidos, em todas as bases de vida;
  • Serviço de assistência e socorro ao longo da prova;
  • Transfer desde Alcoutim para Faro no dia 27/11/2022, em hora a divulgar no guia do atleta (desde que solicitado no momento da inscrição);
  • Prémio de finisher;
  • Camisola alusiva ao evento;
  • Seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil;
  • Massagem e serviço de enfermagem, em algumas base de apoio;
  • Outras ofertas angariadas junto a parceiros;
  • Piso duro em Alcoutim, a partir da abertura da meta/base de vida.
  •  

Não são permitidas alterações aos dados dos participantes, após o dia 1 de novembro de 2022. Em caso de desistência, por parte do atleta, será possível um reembolso, retirando uma taxa administrativa de 25€, e considerando as seguintes penalizações:

Desistências/cancelamentoMontante em crédito
Até 30 de Junho100%
Até 30 de Setembro50%
Até 1 de Novembro 25%

Cada atleta deverá entregar, até dia 15 de novembro de 2022, um certificado médico válido no seu país de residência, declarando aptidão para a prática de desportos de ultra endurance, juntamente com uma declaração de exoneração de responsabilidade, que poderá ser retirada do site www.alut.pt, bem como o comprovativo de participação de uma prova nos termos estabelecidos no ponto 2.2.

Sem estes documentos não será permitido participar no evento.

A extensão total do percurso é de aproximadamente 303 km com um desnível acumulado positivo de 6680m D+. O prazo limite para conclusão da prova é de 72 horas. Estes valores podem ser ajustados, sendo os dados definitivos enviados até quinze dias antes da competição, juntamente com o track GPS.

 

O ALUT – Algarviana Ultra Trail – percorre maioritariamente, mas não exclusivamente, a Via Algarviana, via esta que se encontra sinalizada no terreno por um conjunto de equipamentos que incluem postes e setas de direção, além de inúmeras pinturas em superfícies naturais de forma a indicar o sentido do percurso.  Não obstante tal fato, todo o percurso do ALUT deve ser exclusivamente guiado utilizando um aparelho GPS.

O GPS, além de garantir que se encontra a fazer o percurso estipulado para a prova, permitirá confirmar que efetuou o percurso completo e correto. Se solicitado, a não entrega do equipamento no final da prova para descarregar o ficheiro de registo, resulta na desclassificação do atleta.

O GPS é um equipamento obrigatório e deve ter como requisitos principais a sua autonomia e a possibilidade de gravar no mínimo 10 000 pontos.

O equipamento deverá ter a possibilidade de trocar/carregar as baterias em qualquer momento da prova de forma a garantir o seu normal e correto funcionamento de forma ininterrupta ao longo de toda prova. Os ficheiros com o percurso GPS da prova serão fornecidos com antecedência.

Poderá saber mais sobre a Via Algarviana em: www.viaalgarviana.org. Poderá também contribuir para a manutenção desta via, através de donativo à sua entidade gestora, a Associação Almargem. Para tal, siga as instruções em: www.viaalgarviana.org ou no formulário de inscrição.

O princípio de corrida individual em semi-autonomia é a regra. A semi-autonomia define-se como a capacidade de ser autónomo entre dois postos de reabastecimento, tanto do ponto de vista alimentar, como do vestuário e da segurança, que permita adaptar-se a problemas imponderáveis que surjam, sejam ou não, previsíveis de antemão. Este princípio implica as seguintes regras:

  • Cada corredor tem de transportar durante a totalidade da prova todo o material obrigatório que vem descrito no parágrafo “Equipamento”;
  • Este material deverá ser transportado em bolsa/saco/mochila apropriado e deverá ser presente para inspeção aos juízes sempre que estes o solicitem, sob pena de penalização/desclassificação caso não o possuam ou não consintam a inspeção.
  • Nas Bases de vida haverá bebidas e comidas destinadas a ser consumidas no local. Apenas os líquidos poderão ser cedidos para completar os recipientes que os concorrentes transportem consigo para esse efeito.
  • A passagem pelas bases de vida é obrigatória mesmo que o participante não pretenda usufruir de qualquer tipo de apoio.
  • Os participantes devem ter ainda em consideração que não haverá qualquer corte de trânsito em vias onde a circulação automóvel seja possível, devendo cumprir escrupulosamente todas as normas aplicáveis aos peões.

O apoio no percurso, quando premeditado, é proibido e desclassifica imediatamente o participante. É permitido aos atletas comprar ou receber alimentos nos locais onde passam. É permitido o auxílio entre atletas enquanto estes se encontrem em prova.

A cada corredor é permitido um máximo de dois assistentes nas bases de vida. Os assistentes não devem perturbar os outros corredores ou os voluntários que trabalham nesses locais e devem trazer consigo as identificações fornecidas pela organização. A Organização pode restringir o acesso a determinadas áreas das bases de vida. Os assistentes não podem consumir a comida e bebida destinada aos corredores. Aos elementos da equipa de apoio apenas é permitido acompanhar o atleta nos 200 metros antes e depois das bases de vida, expeto no último sector entre Furnazinhas e Alcoutim em que podem acompanhar os atletas ao longo desse percurso em específico.

O participante deve informar sobre a sua chegada a cada uma das bases de vida e confirmar o registo da sua passagem. O dorsal deverá estar sempre visível, em particular à entrada da base de vida.

 Base de Vida | Aid StationDist. acum. (km)D+ acum. (m) D- acum. (m)Dist. (km) D + (m)D- (m)
Cabo de São VicentePartida | Start000000
Barão de São JoãoBV132,846842532,8468425
MarmeleteBV2- Mudança Estafeta | Relay Change68,7112878335,8660358
MonchiqueBV385,81760137317,1632590
SilvesBV4120,82755279034,99551417
MessinesBV5 – Mudança Estafeta | Relay Change147,83366328127611491
BenafimBV6177,53959374327,6593462
Barranco do VelhoBV7200,44610417824,9651435
CachopoBV8- Mudança Estafeta | Relay Change229,4563953032910291125
FurnazinhasBV9266,76384652937,2745956
AlcoutimFinal | Finish305,27230727038,98461011

 

A prova tem início às 16:30, no Forte do Beliche, para todos os atletas. O tempo máximo para a conclusão da prova é de 72 horas a solo. As barreiras horárias, para saída de cada umas das bases de vida estão indicadas na tabela que se segue.

LocalHora corteDia
Cabo de São VicentePartida24/nov
Barão de São João22:3024/nov
Marmelete08:0025/nov
Monchique10:3025/nov
Silves16:0025/nov
Messines22:0025/nov
Benafim04:0026/nov
Barranco do Velho12:0026/nov
Cachopo20:0026/nov
Furnazinhas06:0027/nov
Alcoutim16:3027/nov

Para ser autorizado a continuar em prova, o atleta deve sair das bases de vida dentro da hora estabelecida pela organização. O diretor da prova tem permissão para expulsar os atletas que se encontrem em prova em qualquer das seguintes situações: dificuldade física ou mental; conduta antidesportiva, desrespeito pelo meio ambiente ou desrespeito grave pela organização ou por outro atleta

Em caso de más condições climatéricas, por razões de segurança, ou outras, a organização reserva-se o direito de fazer alterações nas barreiras horárias, considerando sempre o princípio de nunca prejudicar qualquer atleta

O material obrigatório poderá ser verificado ao longo da prova, sendo constituído por:

  • Mochila ou bolsa de cintura com reservatório de líquidos com capacidade mínima de 1 500 ml e/ou recipiente para consumo de líquidos (não existirão copos nos postos de abastecimento);
  • Equipamento GPS e baterias/pilhas de reserva;
  • Reserva de alimentos (recomenda-se no mínimo 1000 calorias);
  • Dois sistemas de iluminação e baterias/pilhas suplementares;
  • Manta térmica de sobrevivência;
  • Telemóvel sempre ligado e com som;
  • Impermeável;
  • Apito;
  • Tracker GPS fornecido pela organização;

Os participantes que não cumpram as normas constantes no regulamento serão impedidos de participar, se a infração respeitar a procedimentos prévios à partida e desclassificados se a infração respeitar a atos que ocorram durante a realização do evento. De modo a salvaguardar o direito dos concorrentes à reclamação será permitida a continuidade em prova.

Será penalizado ou desclassificado todo o atleta que:

DesclassificaçãoPenalizações
Não cumpra o presente regulamentoNão leve o seu dorsal bem visível
(penalizado até 10min.)
Não cumpra a totalidade do percursoNão efetue o percurso sinalizado
(penalizado em 1h)
Deteriore ou suje o meio ambiente por onde passeNão transporte o material obrigatório
(penalizado em 30min. por item)
Ignore as indicações da organizaçãoPerda do dorsal (penalizado em 30min.)
Tenha alguma conduta anti-desportiva
Receba qualquer tipo de assistência do exterior
Perda de tracker

Se as condições físicas dos atletas, nas bases de vida, não forem as ideais, a organização reserva-se ao direito de impedir a continuidade do atleta em prova, após consulta da equipa de segurança e socorro.

O seguro de acidentes pessoal, de acordo com a legislação em vigor, está incluído na inscrição. O número da apólice será comunicado aos atletas no guia do atleta antes da prova.

Em caso de abandono o atleta deverá optar por fazê-lo preferencialmente numa base de vida, comunicando obrigatoriamente o abandono aos elementos da organização. Na impossibilidade de o fazer deverá contactar a organização. O localizador GPS deverá ser entregue a um elemento da organização.

A organização entregará a todos os participantes etiquetas com os respetivos números de dorsal para as várias bases de vida. É de responsabilidade do atleta colocar o número da base de vida onde pretende cada um dos sacos. A organização não fornecerá os sacos. Os sacos das bases de vida poderão ser devolvidos aos atletas apenas no último dia da prova. Apesar da organização ter o maior cuidado com todos os pertences, não se responsabiliza pela perda ou dado de quaisquer objetos durante o armazenamento e transporte. Os sacos que não forem recolhidos serão destruídos por razões de segurança e higiene após o evento terminar.

As classificações do ALUT serão atribuídas aos atletas por ordem de chegada, (solo ou equipa de estafeta) que demorem menos tempo a percorrer a distância total da prova.

Haverá prémios para os cinco primeiros homens e mulheres na classificação geral.

O vencedor a solo será consagrado com o título de vencedor do ALUT.

Relativamente às estafetas haverá classificação e serão premiadas as primeiras 5 equipas a terminarem a prova (classificação geral) independentemente se feminina, masculina ou mista.

A organização da prova, respetivos patrocinadores e as entidades que colaboram na organização deste evento desportivo detêm os direitos de utilizar livremente em todos os países e sob todas as formas, a participação dos concorrentes, assim como os resultados por eles obtidos.

A prova poderá ser gravada em vídeo e/ou fotografada pela organização do evento e comunicação social para posterior aproveitamento publicitário.

Os participantes que tiverem alguma restrição quanto ao uso da sua imagem deverão notificar a organização com antecipação e por escrito, caso contrário estarão automaticamente a autorizar o uso em qualquer tempo, sem direito a receber qualquer compensação financeira ou outra.

Serão tomadas as medidas de segurança impostas em vigor no momento da prova relativas à diminuição do contágio da COVID19.

A organização reserva-se o direito de alteração do regulamento em benefício do bom funcionamento do ALUT, sendo os atletas avisados de tal alteração no site/página do Facebook da prova.

Todos os casos omissos serão resolvidos pela organização. Das suas decisões não caberá recurso. Ao participar no ALUT, os atletas comprometem-se a respeitar plenamente e sem reservas o que consta do presente regulamento, baseando a sua conduta nos princípios da ética desportiva.