Regulamento
O ALUT – Algarviana Ultra Trail – é um evento lúdico/desportivo pedestre, em natureza, desenvolvendo-se quase na sua totalidade na Via Algarviana. A sua 5ª edição, decorre entre os dias 24 a 27 de Novembro de 2022. A prova terá início no dia 24 de Novembro, na Fortaleza do Beliche, no Cabo de São Vicente, às 16h30, tanto para os atletas a solo como por estafetas. O ALUT é organizado pela ATR – Associação Algarve Trail Running em parceria com a RTA – Região de Turismo do Algarve, com a ANA – Aeroportos de Portugal e com a parceria institucional da Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve, entidade gestora da Via Algarviana. Poderá saber mais sobre a Via Algarviana em: www.viaalgarviana.org. Poderá também contribuir para a manutenção desta via, através de donativo à sua entidade gestora, a Associação Almargem. Para tal, siga as instruções em: www.viaalgarviana.org ou no formulário de inscrição.
É possível a participação nas modalidades:
– solo;
ou
– estafetas de quatro (4) elementos.
Por estafetas a participação faz-se em equipas, que podem ser masculinas, femininas ou mistas, constituídas obrigatoriamente por 4 elementos. Seguindo as seguintes normas:
- Os atletas partem à mesma hora que os atletas a solo;
- Os atletas chegam à base da transição e regista-se o tempo do segmento;
- Os atletas de estafetas do seguinte segmento, partem todos juntos, em hora a indicar;
- Ganha a equipa que fizer menos tempo acumulado;
- Todos os segmentos terão pontuação ITRA.
As equipas inscritas têm que providenciar o seu próprio transporte entre as bases de vida para os seus elementos. A organização não se responsabiliza por este transporte. Durante a prova, apenas pode estar um elemento em competição.
Todas as regras que se impõem aos atletas a solo aplicam-se também aos atletas por estafetas. A desistência de um elemento durante um segmento não impede que os restantes participantes continuem em prova. No entanto, não serão classificados nem terão prémios de finalista.
Para efetuar a inscrição a solo é obrigatório que o atleta tenha completado pelo menos uma corrida que atribua 4 pontos ITRA entre Janeiro de 2020 e Junho de 2022. É recomendado ter um índex de performance do ITRA mínimo de 400 para garantir que termina a prova dentro dos tempos limites.
Para efetuar a inscrição em estafetas, é obrigatório que todos, e cada um dos seus elementos tenham completado pelo menos uma corrida que atribua 3 pontos ITRA entre Janeiro de 2020 e Junho de 2022.
Os critérios de pontuação podem ser consultados no sitio do ITRA em: https://itra.run/ e a lista de corridas classificativas podem ser encontradas no seguinte link: https://itra.run/page/290/calendar.html.
Além da distância (300Km), os participantes poderão enfrentar outras dificuldades, tais como: as condições meteorológicas (grandes amplitudes térmicas, chuva, vento, etc.), privação de sono, navegação e orientação, entre outras resultantes do tipo de evento extremo que é o ALUT.
A organização disponibilizará todos os meios de segurança e apoio. No entanto, o participante deverá ter a consciência que a função da organização não é apoiar os atletas na superação dos normais problemas e desafios que podem ocorrer numa prova com as características do ALUT. A segurança começa sempre no atleta e nas medidas de autoproteção que o mesmo adote.
O atleta deverá contar com a sua capacidade de superação a quaisquer obstáculos que possam surgir, bom como da sua capacidade física e psíquica, garantindo sempre a sua própria segurança e bem-estar.
As inscrições abrem dia 24 de fevereiro de 2022 e terminam dia 1 de novembro de 2022, ou quando atingido o número máximo de 140 participantes, estando 100 inscrições reservadas para participantes a solo e as restantes para estafetas, podendo o limite do número de inscritos ser aumentado, para garantir compromissos com parceiros/apoios do evento.
As inscrições serão efetuadas em ligação indicada no site www.alut.pt. A veracidade dos dados fornecidos é da exclusiva responsabilidade do participante, inclusive para efeitos de seguro.
O valor da inscrição é o seguinte:
1ª fase 15/01 – 30/06 | 2ª fase 01/07 – 30/09 | 3ª fase 01/10 – 12/11 |
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SOLO | 300,00€ | 350,00€ | 400,00€ |
ESTAFETAS – QUADRAS | 675,00€ | 725,00€ | 775,00€ |
Para que a inscrição seja validada, o pagamento deverá ser efetuado num prazo de 15 dias.
Para usufruir do valor de cada uma das fases, o pagamento da inscrição terá de ser efetuado até à data limite da mesma.
A inscrição, na primeira fase, poderá ser paga de forma parcelada. Para tal deverá contatar a organização (info@alut.pt) para definir a forma de pagamento.
Salvo nos casos em que a prova for anulada por motivos imputáveis à organização, não haverá direito a devoluções dos valores das inscrições.
- Transfer desde Faro para Sagres no dia 24/11/2022, em hora a divulgar no guia do atleta (desde que solicitado no momento da inscrição);
- Kit de Atleta;
- Assistência e abastecimento de líquidos e sólidos, em todas as bases de vida;
- Serviço de assistência e socorro ao longo da prova;
- Transfer desde Alcoutim para Faro no dia 27/11/2022, em hora a divulgar no guia do atleta (desde que solicitado no momento da inscrição);
- Prémio de finisher;
- Camisola alusiva ao evento;
- Seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil;
- Massagem e serviço de enfermagem, em algumas base de apoio;
- Outras ofertas angariadas junto a parceiros;
- Piso duro em Alcoutim, a partir da abertura da meta/base de vida.
Não são permitidas alterações aos dados dos participantes, após o dia 1 de novembro de 2022. Em caso de desistência, por parte do atleta, será possível um reembolso, retirando uma taxa administrativa de 25€, e considerando as seguintes penalizações:
Desistências/cancelamento | Montante em crédito |
---|---|
Até 30 de Junho | 100% |
Até 30 de Setembro | 50% |
Até 1 de Novembro | 25% |
Cada atleta deverá entregar, até dia 15 de novembro de 2022, um certificado médico válido no seu país de residência, declarando aptidão para a prática de desportos de ultra endurance, juntamente com uma declaração de exoneração de responsabilidade, que poderá ser retirada do site www.alut.pt, bem como o comprovativo de participação de uma prova nos termos estabelecidos no ponto 2.2.
Sem estes documentos não será permitido participar no evento.
A extensão total do percurso é de aproximadamente 303 km com um desnível acumulado positivo de 6680m D+. O prazo limite para conclusão da prova é de 72 horas. Estes valores podem ser ajustados, sendo os dados definitivos enviados até quinze dias antes da competição, juntamente com o track GPS.
O ALUT – Algarviana Ultra Trail – percorre maioritariamente, mas não exclusivamente, a Via Algarviana, via esta que se encontra sinalizada no terreno por um conjunto de equipamentos que incluem postes e setas de direção, além de inúmeras pinturas em superfícies naturais de forma a indicar o sentido do percurso. Não obstante tal fato, todo o percurso do ALUT deve ser exclusivamente guiado utilizando um aparelho GPS.
O GPS, além de garantir que se encontra a fazer o percurso estipulado para a prova, permitirá confirmar que efetuou o percurso completo e correto. Se solicitado, a não entrega do equipamento no final da prova para descarregar o ficheiro de registo, resulta na desclassificação do atleta.
O GPS é um equipamento obrigatório e deve ter como requisitos principais a sua autonomia e a possibilidade de gravar no mínimo 10 000 pontos.
O equipamento deverá ter a possibilidade de trocar/carregar as baterias em qualquer momento da prova de forma a garantir o seu normal e correto funcionamento de forma ininterrupta ao longo de toda prova. Os ficheiros com o percurso GPS da prova serão fornecidos com antecedência.
Poderá saber mais sobre a Via Algarviana em: www.viaalgarviana.org. Poderá também contribuir para a manutenção desta via, através de donativo à sua entidade gestora, a Associação Almargem. Para tal, siga as instruções em: www.viaalgarviana.org ou no formulário de inscrição.
O princípio de corrida individual em semi-autonomia é a regra. A semi-autonomia define-se como a capacidade de ser autónomo entre dois postos de reabastecimento, tanto do ponto de vista alimentar, como do vestuário e da segurança, que permita adaptar-se a problemas imponderáveis que surjam, sejam ou não, previsíveis de antemão. Este princípio implica as seguintes regras:
- Cada corredor tem de transportar durante a totalidade da prova todo o material obrigatório que vem descrito no parágrafo “Equipamento”;
- Este material deverá ser transportado em bolsa/saco/mochila apropriado e deverá ser presente para inspeção aos juízes sempre que estes o solicitem, sob pena de penalização/desclassificação caso não o possuam ou não consintam a inspeção.
- Nas Bases de vida haverá bebidas e comidas destinadas a ser consumidas no local. Apenas os líquidos poderão ser cedidos para completar os recipientes que os concorrentes transportem consigo para esse efeito.
- A passagem pelas bases de vida é obrigatória mesmo que o participante não pretenda usufruir de qualquer tipo de apoio.
- Os participantes devem ter ainda em consideração que não haverá qualquer corte de trânsito em vias onde a circulação automóvel seja possível, devendo cumprir escrupulosamente todas as normas aplicáveis aos peões.
O apoio no percurso, quando premeditado, é proibido e desclassifica imediatamente o participante. É permitido aos atletas comprar ou receber alimentos nos locais onde passam. É permitido o auxílio entre atletas enquanto estes se encontrem em prova.
A cada corredor é permitido um máximo de dois assistentes nas bases de vida. Os assistentes não devem perturbar os outros corredores ou os voluntários que trabalham nesses locais e devem trazer consigo as identificações fornecidas pela organização. A Organização pode restringir o acesso a determinadas áreas das bases de vida. Os assistentes não podem consumir a comida e bebida destinada aos corredores. Aos elementos da equipa de apoio apenas é permitido acompanhar o atleta nos 200 metros antes e depois das bases de vida, expeto no último sector entre Furnazinhas e Alcoutim em que podem acompanhar os atletas ao longo desse percurso em específico.
O participante deve informar sobre a sua chegada a cada uma das bases de vida e confirmar o registo da sua passagem. O dorsal deverá estar sempre visível, em particular à entrada da base de vida.
Base de Vida | Aid Station | Dist. acum. (km) | D+ acum. (m) | D- acum. (m) | Dist. (km) | D + (m) | D- (m) | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Cabo de São Vicente | Partida | Start | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
Barão de São João | BV1 | 32,8 | 468 | 425 | 32,8 | 468 | 425 |
Marmelete | BV2- Mudança Estafeta | Relay Change | 68,7 | 1128 | 783 | 35,8 | 660 | 358 |
Monchique | BV3 | 85,8 | 1760 | 1373 | 17,1 | 632 | 590 |
Silves | BV4 | 120,8 | 2755 | 2790 | 34,9 | 955 | 1417 |
Messines | BV5 – Mudança Estafeta | Relay Change | 147,8 | 3366 | 3281 | 27 | 611 | 491 |
Benafim | BV6 | 177,5 | 3959 | 3743 | 27,6 | 593 | 462 |
Barranco do Velho | BV7 | 200,4 | 4610 | 4178 | 24,9 | 651 | 435 |
Cachopo | BV8- Mudança Estafeta | Relay Change | 229,4 | 5639 | 5303 | 29 | 1029 | 1125 |
Furnazinhas | BV9 | 266,7 | 6384 | 6529 | 37,2 | 745 | 956 |
Alcoutim | Final | Finish | 305,2 | 7230 | 7270 | 38,9 | 846 | 1011 |
A prova tem início às 16:30, no Forte do Beliche, para todos os atletas. O tempo máximo para a conclusão da prova é de 72 horas a solo. As barreiras horárias, para saída de cada umas das bases de vida estão indicadas na tabela que se segue.
Local | Hora corte | Dia |
---|---|---|
Cabo de São Vicente | Partida | 24/nov |
Barão de São João | 22:30 | 24/nov |
Marmelete | 08:00 | 25/nov |
Monchique | 10:30 | 25/nov |
Silves | 16:00 | 25/nov |
Messines | 22:00 | 25/nov |
Benafim | 04:00 | 26/nov |
Barranco do Velho | 12:00 | 26/nov |
Cachopo | 20:00 | 26/nov |
Furnazinhas | 06:00 | 27/nov |
Alcoutim | 16:30 | 27/nov |
Para ser autorizado a continuar em prova, o atleta deve sair das bases de vida dentro da hora estabelecida pela organização. O diretor da prova tem permissão para expulsar os atletas que se encontrem em prova em qualquer das seguintes situações: dificuldade física ou mental; conduta antidesportiva, desrespeito pelo meio ambiente ou desrespeito grave pela organização ou por outro atleta
Em caso de más condições climatéricas, por razões de segurança, ou outras, a organização reserva-se o direito de fazer alterações nas barreiras horárias, considerando sempre o princípio de nunca prejudicar qualquer atleta
O material obrigatório poderá ser verificado ao longo da prova, sendo constituído por:
- Mochila ou bolsa de cintura com reservatório de líquidos com capacidade mínima de 1 500 ml e/ou recipiente para consumo de líquidos (não existirão copos nos postos de abastecimento);
- Equipamento GPS e baterias/pilhas de reserva;
- Reserva de alimentos (recomenda-se no mínimo 1000 calorias);
- Dois sistemas de iluminação e baterias/pilhas suplementares;
- Manta térmica de sobrevivência;
- Telemóvel sempre ligado e com som;
- Impermeável;
- Apito;
- Tracker GPS fornecido pela organização;
Os participantes que não cumpram as normas constantes no regulamento serão impedidos de participar, se a infração respeitar a procedimentos prévios à partida e desclassificados se a infração respeitar a atos que ocorram durante a realização do evento. De modo a salvaguardar o direito dos concorrentes à reclamação será permitida a continuidade em prova.
Será penalizado ou desclassificado todo o atleta que:
Desclassificação | Penalizações |
---|---|
Não cumpra o presente regulamento | Não leve o seu dorsal bem visível (penalizado até 10min.) |
Não cumpra a totalidade do percurso | Não efetue o percurso sinalizado (penalizado em 1h) |
Deteriore ou suje o meio ambiente por onde passe | Não transporte o material obrigatório (penalizado em 30min. por item) |
Ignore as indicações da organização | Perda do dorsal (penalizado em 30min.) |
Tenha alguma conduta anti-desportiva | |
Receba qualquer tipo de assistência do exterior | |
Perda de tracker |
Se as condições físicas dos atletas, nas bases de vida, não forem as ideais, a organização reserva-se ao direito de impedir a continuidade do atleta em prova, após consulta da equipa de segurança e socorro.
O seguro de acidentes pessoal, de acordo com a legislação em vigor, está incluído na inscrição. O número da apólice será comunicado aos atletas no guia do atleta antes da prova.
Em caso de abandono o atleta deverá optar por fazê-lo preferencialmente numa base de vida, comunicando obrigatoriamente o abandono aos elementos da organização. Na impossibilidade de o fazer deverá contactar a organização. O localizador GPS deverá ser entregue a um elemento da organização.
A organização entregará a todos os participantes etiquetas com os respetivos números de dorsal para as várias bases de vida. É de responsabilidade do atleta colocar o número da base de vida onde pretende cada um dos sacos. A organização não fornecerá os sacos. Os sacos das bases de vida poderão ser devolvidos aos atletas apenas no último dia da prova. Apesar da organização ter o maior cuidado com todos os pertences, não se responsabiliza pela perda ou dado de quaisquer objetos durante o armazenamento e transporte. Os sacos que não forem recolhidos serão destruídos por razões de segurança e higiene após o evento terminar.
As classificações do ALUT serão atribuídas aos atletas por ordem de chegada, (solo ou equipa de estafeta) que demorem menos tempo a percorrer a distância total da prova.
Haverá prémios para os cinco primeiros homens e mulheres na classificação geral.
O vencedor a solo será consagrado com o título de vencedor do ALUT.
Relativamente às estafetas haverá classificação e serão premiadas as primeiras 5 equipas a terminarem a prova (classificação geral) independentemente se feminina, masculina ou mista.
A organização da prova, respetivos patrocinadores e as entidades que colaboram na organização deste evento desportivo detêm os direitos de utilizar livremente em todos os países e sob todas as formas, a participação dos concorrentes, assim como os resultados por eles obtidos.
A prova poderá ser gravada em vídeo e/ou fotografada pela organização do evento e comunicação social para posterior aproveitamento publicitário.
Os participantes que tiverem alguma restrição quanto ao uso da sua imagem deverão notificar a organização com antecipação e por escrito, caso contrário estarão automaticamente a autorizar o uso em qualquer tempo, sem direito a receber qualquer compensação financeira ou outra.
Serão tomadas as medidas de segurança impostas em vigor no momento da prova relativas à diminuição do contágio da COVID19.
A organização reserva-se o direito de alteração do regulamento em benefício do bom funcionamento do ALUT, sendo os atletas avisados de tal alteração no site/página do Facebook da prova.
Todos os casos omissos serão resolvidos pela organização. Das suas decisões não caberá recurso. Ao participar no ALUT, os atletas comprometem-se a respeitar plenamente e sem reservas o que consta do presente regulamento, baseando a sua conduta nos princípios da ética desportiva.