Regulamento - 2019

1. APRESENTAÇÃO DA PROVA

O ALUT – Algarviana Ultra Trail – é um evento lúdico/desportivo pedestre em natureza desenvolvendo-se quase na sua totalidade na Via Algarviana.

A sua 3ª edição decorre entre os dias 28 de novembro e 01 de Dezembro de 2019. A prova terá início em Alcoutim às 16h30 para os atletas a solo e às 17h30 do dia 28 de novembro.

É organizado pela ATR – Associação Algarve Trail Running e pela RTA – Região de Turismo do Algarve, em parceria com a ANA – Aeroportos de Portugal e a Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve.

2. INSCRIÇÃO

2.1. Modalidades de Participação

É possível a participação nas modalidades: solo ou em estafetas de quatro (4) elementos.

Por estafetas a participação faz-se em equipas que podem ser masculinas, femininas ou mistas constituídas obrigatoriamente por 4 elementos.

Nas participações em estafeta as trocas de testemunho (transições) ficam ao critério de cada equipa, observando o seguinte:

  • As transições são obrigatoriamente realizadas nas bases de vida;
  • Cada atleta deverá fazer, pelo menos, uma ligação entre bases de vida;
  • O atleta que substitui o participante em prova deverá dirigir-se para o ponto de transição e aí realizar a troca;
  • É da responsabilidade dos atletas confirmarem a chegada e anunciarem à organização a partida do outro elemento.
  • O número de transições fica ao critério de cada equipa.

As equipas inscritas são responsáveis pelo seu próprio transporte entre as bases de vida para os seus elementos. A organização não se responsabiliza por este transporte. Durante a prova apenas pode estar um elemento da equipa de estafeta em competição.

Todas as regras que se impõem aos atletas a solo aplicam-se também aos atletas por estafetas. A desistência de um elemento não impede que os restantes participantes continuem em prova. No entanto, não serão classificados nem terão prémios de finalista.

2.2. Condições de inscrição

Para efetuar a inscrição a solo é obrigatório que o atleta tenha completado pelo menos uma corrida que atribua 4 pontos ITRA entre janeiro de 2017 e junho de 2019.

Para efetuar a inscrição em estafetas, é obrigatório que todos, e cada um dos seus elementos tenham completado pelo menos uma corrida que atribua 3 pontos ITRA entre janeiro de 2017 e junho de 2019.

Os critérios de pontuação podem ser consultados no sitio do ITRA em: https://itra.run/ e a lista de corridas classificativas podem ser encontradas no seguinte link: https://itra.run/page/290/calendar.html.

Além da distância (300Km), os participantes poderão enfrentar outras dificuldades, tais como: as condições meteorológicas (grandes amplitudes térmicas, chuva, vento, etc.), privação de sono, navegação e orientação, entre outras resultantes do tipo de evento extremo que é o ALUT.

A organização disponibilizará todos os meios de segurança e apoio. No entanto, o participante deverá ter a consciência que a função da organização não é apoiar os atletas na superação dos normais problemas e desafios que podem ocorrer numa prova com as características do ALUT. A segurança começa sempre no atleta e nas medidas de autoproteção que adote.

O atleta deverá contar com a sua capacidade de superação a quaisquer obstáculos que possam surgir, bom como da sua capacidade física e psíquica, garantindo sempre a sua própria segurança e bem-estar.

2.3. Períodos de inscrição e valores

As inscrições abrem dia 19 de março de 2019 e terminam dia 15 de novembro de 2019, ou quando atingido o número máximo de 100 participantes, estando 72 inscrições reservadas para participantes a solo e as restantes para estafetas. O limite do número de inscrições pode ser aumentado para garantir compromissos com parceiros/apoios do evento.

No período compreendido entre 19 e 31 de março de 2019 as inscrições estão apenas disponíveis para atletas que tenham já participado em edições anteriores do ALUT.

As inscrições serão efetuadas em formulário próprio no site www.alut.pt. A veracidade dos dados fornecidos é da exclusiva responsabilidade do participante, inclusive para efeitos de seguro.

O valor da inscrição é o seguinte:

 1ª fase
30/03 - 30/06
2ª fase
01/07 - 30/09
3ª fase
01/10 - 15/11
SOLO225,00€250,00€300,00€
QUADRA600,00€625,00€675,00€

Após a submissão do formulário de inscrição a organização remete um e-mail com todas as instruções para regularização do pagamento. O envio não é automático, mas sim de forma manual, pelo que o envio não será imediato, podendo demorar entre 3 a 5 dias.

Para que a inscrição seja validada, o pagamento deverá ser efetuado num prazo de 10 dias a contar do envio do e-mail acima referido.

Para usufruir do valor de cada uma das fases, o pagamento da inscrição terá de ser efetuado até à data limite da mesma.

A inscrição na primeira fase poderá ser paga de forma faseada. Para tal deverá contatar a organização para agendar a forma de pagamento. Nos pagamentos faseados, a primeira prestação será sempre de 50€, liquidados nos termos indicados.

O pagamento é efetuado por transferência bancária, devendo o respetivo comprovativo ser rementido para o endereço: info@alut.pt.

Após o processamento e validação do pagamento, será enviado um e-mail de confirmação ao participante, sendo este incluído na lista de atletas.

Todo o processo de inscrição e verificação é efetuado de forma manual pelo que poderá não ser imediato.

Salvo nos casos em que a prova for anulada por motivos imputáveis à organização, não haverá direito a devoluções dos valores das inscrições.

2.4. O valor de inscrição inclui

  • Transfers desde Faro para Alcoutim no dia 28/11/19 em hora a divulgar no guia do atleta;
  • Refeição ligeira em Alcoutim no dia 28/11/19;
  • Kit de Atleta;
  • Assistência e abastecimento de líquidos e sólidos em todas as bases de vida;
  • Serviço de assistência e socorro ao longo da prova;
  • Transfers desde Vila do Bispo e Faro no dia 01/12/19 em hora a divulgar no guia do atleta;
  • Prémio de finisher;
  • Camisola de finisher;
  • Seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil;
  • Outras ofertas angariadas junto a parceiros.

2.5. Alterações dos dados de inscrição/cancelamento

Não são permitidas alterações aos dados dos participantes após o dia 15 de novembro de 2019.

Em caso de desistência por parte do atleta, será possível um reembolso, retirando as respetivas despesas bancárias e considerando as seguintes penalizações:

Desistências/cancelamentoMontante em crédito
Até 30 de Junho100%
Até 30 de Setembro50%
Até 1 de Novembro 25%

2.6. Certificado médico / termo de responsabilidade

Cada atleta deverá entregar, até dia 15 de novembro de 2019, um certificado médico válido no seu país de residência, declarando aptidão para a prática de desportos de ultra endurance, juntamente com uma declaração de exoneração de responsabilidade que pode ser retirada do site www.alut.pt, bem como o comprovativo de participação de uma prova nos termos estabelecidos no ponto 2.2.

Sem estes documentos não será permitido participar no evento.

3. A PROVA

3.1. Percurso

A extensão total do percurso é de aproximadamente 300 km com um desnível acumulado positivo de 6680m D+. O prazo limite para conclusão da prova é de 72 horas e 71 horas para as estafetas. Estes valores podem ser ajustados, sendo os dados definitivos enviados até quinze dias antes da competição, juntamente com o track GPS.

 3.2. Sinalizaçâo do percurso/gps

O ALUT – Algarviana Ultra Trail – percorre maioritariamente, mas não exclusivamente, a Via Algarviana, via esta que se encontra sinalizada no terreno por um conjunto de equipamentos que incluem postes e setas de direção, além de inúmeras pinturas em superfícies naturais de forma a indicar o sentido do percurso.

Não obstante tal fato, todo o percurso do ALUT deve ser exclusivamente guiado utilizando um aparelho GPS.

O GPS, além de garantir que se encontra a fazer o percurso estipulado para a prova, permitirá confirmar que efetuou o percurso completo e correto. Se solicitado, a não

entrega do equipamento no final da prova para descarregar o ficheiro de registo, resulta na desclassificação do atleta.

O GPS é um equipamento obrigatório e deve ter como requisitos principais a sua autonomia e a possibilidade de gravar no mínimo 10 000 pontos.

O equipamento deverá ter a possibilidade de trocar/carregar as baterias em qualquer momento da prova de forma a garantir o seu normal e correto funcionamento de forma ininterrupta ao longo de toda prova.

Os ficheiros com o percurso GPS da prova serão fornecidos com antecedência.

Poderá saber mais sobre a Via Algarviana em: www.viaalgarviana.org.

Poderá também contribuir para a manutenção desta via, através de donativo à sua entidade gestora, a Associação Almargem. Para tal, siga as instruções em: www.viaalgarviana.org ou no formulário de inscrição.

3.3. Definição possibilidade ajuda externa

O princípio de corrida individual em semi-autonomia é a regra. A semi-autonomia define-se como a capacidade de ser autónomo entre dois postos de reabastecimento, tanto do ponto de vista alimentar, como do vestuário e da segurança, que permita adaptar-se a problemas imponderáveis que surjam, sejam ou não, previsíveis de antemão. Este princípio implica as seguintes regras:

Este princípio implica as seguintes regras:

  • Cada corredor tem de transportar durante a totalidade da prova todo o material obrigatório que vem descrito no parágrafo “Equipamento”.

  • Este material deverá ser transportado em bolsa/saco/mochila apropriado e deverá ser presente para inspeção aos juízes sempre que estes o solicitem, sob pena de penalização/desclassificação caso não o possuam ou não consintam a inspeção.

  • Nas Bases de vida haverá bebidas e comidas destinadas a ser consumidas no local. Apenas os líquidos poderão ser cedidos para reabastecere os recipientes que os concorrentes transportem consigo para esse efeito.

  • A passagem pelas bases de vida é obrigatória mesmo que o participante não pretenda usufruir de qualquer tipo de apoio.

  • Os participantes devem ter ainda em consideração que não haverá qualquer corte de trânsito em vias onde a circulação automóvel seja possível, devendo cumprir escrupulosamente todas as normas aplicáveis aos peões.

O apoio no percurso, quando premeditado, é proibido e desclassifica imediatamente o participante. É permitido aos atletas comprar ou receber alimentos nos locais onde passam.

3.3.1. Assistência aos atletas

A cada corredor é permitido um máximo de dois assistentes nas bases de vida.

Os assistentes não devem perturbar os outros corredores ou os voluntários que trabalham nesses locais e devem trazer consigo as identificações fornecidas pela organização.

A Organização pode restringir o acesso a determinadas áreas das bases de vida.

Os assistentes não podem consumir a comida e bebida destinada aos corredores.

Aos elementos da equipa de apoio apenas é permitido correr nos 200 metros antes e depois das bases de vida, expeto no último sector entre Vila do Bispo e o Cabo de São Vicente em que podem acompanhar os atletas ao longo desse percurso em específico.

3.4. Bases de vida

O participante deve informar sobre a sua chegada a cada uma das bases de vida e confirmar o registo da sua passagem. O dorsal deverá estar sempre visível, em particular à entrada da base de vida.

Existem as seguintes bases de vida:

3.5. Horários, Tempo limite e barreiras horárias

A prova tem início às 16:30 em Alcoutim para os atletas a solo e às 17:30 para os atletas que irão participar em estafeta. O tempo máximo para a conclusão da prova é de 72 horas a solo e 71h em estafeta. As barreiras horárias, para saída de cada umas das bases de vida estão indicadas na tabela que se segue.

Para ser autorizado a continuar em prova, o atleta deve sair das bases de vida dentro da hora estabelecida pela organização.

Em caso de más condições climatéricas, por razões de segurança, ou outras, a organização reserva-se o direito de fazer alterações nas barreiras horárias, considerando sempre o princípio de nunca prejudicar qualquer atleta.

3.6. Material obrigatório

O material obrigatório poderá ser verificado ao longo da prova, sendo constituído por:

  • Mochila ou bolsa de cintura com reservatório de líquidos com capacidade mínima de 1 500 ml e/ou recipiente para consumo de líquidos (não existirão copos nos postos de abastecimento);

  • Equipamento GPS e baterias de reserva;

  • Reserva de alimentos (no mínimo 1000 calorias);

  • Dois sistemas de iluminação e baterias suplementares;

  • Manta térmica de sobrevivência;

  • Telemóvel;

  • Impermeável;

  • Apito;

  • Tracker GPS fornecido pela organização;

  • Luz traseira.

3.7. Penalizações/ desclassificações

Os participantes que não cumpram as normas constantes no regulamento serão impedidos de participar, se a infração respeitar a procedimentos prévios à partida e desclassificados se a infração respeitar a atos que ocorram durante a realização do evento. De modo a salvaguardar o direito dos concorrentes à reclamação será permitida a continuidade em prova.

Será penalizado ou desclassificado todo o atleta que:

DesclassificaçãoPenalizações
Não cumpra o presente regulamentoNão leve o seu dorsal bem visível
(penalizado até 10min.)
Não cumpra a totalidade do percursoNão efetue o percurso sinalizado
(penalizado em 1h)
Deteriore ou suje o meio ambiente por onde passeNão transporte o material obrigatório
(penalizado em 30min. por item)
Ignore as indicações da organizaçãoPerda do dorsal (penalizado em 30min.)
Tenha alguma conduta anti-desportiva
Receba qualquer tipo de assistência do exterior
Perda de tracker

Se as condições físicas apresentadas pelos atletas nas bases de vida não forem as ideais, a organização reserva-se ao direito de impedir a continuidade do atleta em prova, após consulta da equipa de segurança e socorro.

3.8. Seguro desportivo

O seguro de acidentes pessoal, de acordo com a legislação em vigor, está incluído na inscrição. O número da apólice será comunicado aos atletas no guia do atleta antes da prova.

3.9. Desistências

Em caso de abandono o atleta deverá optar por fazê-lo preferencialmente numa base de vida, comunicando obrigatoriamente o abandono aos elementos da organização. Na impossibilidade de o fazer na base de vida, deverá contactar a organização. O localizador GPS deverá ser entregue a um elemento da organização.

3.10. Sacos dos corredores

A organização entregará a todos os participantes etiquetas com os respetivos números de dorsal para as várias bases de vida. É de responsabilidade do atleta colocar o número da base de vida onde pretende cada um dos sacos. A organização fornecerá os sacos. Os sacos das bases de vida poderão ser devolvidos apenas no último dia da prova. Apesar da organização ter o maior cuidado com todos os pertences, não se responsabiliza pela perda ou dano de quaisquer objetos durante o armazenamento e transporte. Os sacos que não forem recolhidos serão destruídos por razões de segurança e higiene após o evento terminar.

4. CLASSIFICAÇÕES E PRÉMIOS

As classificações do ALUT serão atribuídas aos atletas (solo ou equipa de estafeta) que demorem menos tempo a percorrer a distância total da prova.

Haverá prémios para os cinco primeiros homens e mulheres na classificação geral.

O vencedor a solo será consagrado com o título de vencedor do ALUT.

Relativamente às estafetas haverá classificação e serão premiadas as primeiras 5 equipas a terminarem a prova (classificação geral) independentemente se feminina, masculina ou mista.

5. DIREITOS DE IMAGEM

A organização da prova, respetivos patrocinadores e as entidades que colaboram na organização deste evento desportivo detêm os direitos de utilizar livremente em todos os países e sob todas as formas, a participação dos concorrentes, assim como os resultados por eles obtidos.

A prova poderá ser gravada em vídeo e/ou fotografada pela organização do evento e comunicação social para posterior aproveitamento publicitário.

Os participantes que tiverem alguma restrição quanto ao uso da sua imagem deverão notificar a organização com antecipação e por escrito, caso contrário estarão automaticamente a autorizar o uso em qualquer período de tempo, sem direito a receber qualquer compensação financeira ou outra.

6. DISPOSIÇÕES FINAIS

A organização reserva-se o direito de alteração do regulamento em benefício do bom funcionamento do ALUT, sendo os atletas avisados de tal alteração no site/página do Facebook da prova.

Todos os casos omissos serão resolvidos pela organização. Das suas decisões não caberá recurso. Ao participar no ALUT, os atletas comprometem-se a respeitar plenamente e sem reservas o que consta do presente regulamento, baseando a sua conduta nos princípios da ética desportiva.

Inscrições

As inscrições para o ALUT – Algarviana Ultra Trail – encontram-se abertas até ao dia 15 de novembro, estando limitadas a 100 atletas na edição de 2019.

A participação poderá ser individual ou por estafetas de 4 elementos.

Ao submeter a inscrição, os atletas declaram ter conhecimento e a aceitação do regulamento da prova.

Durante a 1ª fase de inscrições os atletas poderão efetuar o pagamento de forma faseada. Para tal, deverão contactar a organização.

 1ª fase
30/03 - 30/06
2ª fase
01/07 - 30/09
3ª fase
01/10 - 15/11
SOLO225,00€250,00€300,00€
QUADRA600,00€625,00€675,00€