Regulamento

1. APRESENTAÇÃO DA PROVA

O ALUT – Algarviana Ultra Trail – é um evento lúdico/desportivo pedestre em natureza desenvolvendo-se quase na sua totalidade na Via Algarviana. A prova irá decorrer de 30 de Novembro a 3 de Dezembro e é organizada pela ATR – Associação Algarve Trail Running e pela RTA – Região de Turismo do Algarve, em parceria com a ANA – Aeroportos de Portugal e AdA – Águas do Algarve, com o apoio da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, IPDJ – Instituto Português Desporto e Juventude e IN2South.

2. INSCRIÇÃO

2.1. Modalidades de Participação

Será possível participar a solo e por estafetas. Por estafetas a participação faz-se em equipas constituídas por 2, 3 ou 4 elementos, masculinas, femininas ou mistas. Nas participações em estafeta as trocas de testemunho ficam ao critério de cada equipa e só são possíveis nas bases de apoio indicadas pela organização. É obrigatório que cada atleta faça no mínimo uma ligação entre bases de apoio. As equipas inscritas têm que providenciar o seu próprio transporte entre as bases de apoio para os seus elementos. A organização não se responsabiliza por este transporte. Durante a prova apenas pode estar um elemento em competição. O atleta que substitui o participante em prova deverá dirigir-se para o ponto de substituição e aí realizar a troca. É da responsabilidade dos atletas confirmarem a chegada e anunciarem a partida do outro elemento. Todas as regras que se impõem aos atletas a solo aplicam-se também aos atletas por estafetas. A desistência de um elemento não impede que os restantes participantes continuem em prova. No entanto, não serão classificados nem terão prémios de finalista.

2.2. Condições de inscrição

É recomendado já ter participado noutras provas com distâncias superiores a 150km e de vários dias. Além de ser muito longa, os participantes poderão enfrentar grandes amplitudes térmicas, chuva, vento, privação de sono, entre outras. A organização disponibilizará todos os meios de segurança e apoio. No entanto, o participante deverá ter a consciência que a função da organização não é apoiar os atletas na superação dos normais problemas que podem ocorrer numa prova com as características do ALUT. A segurança começa sempre no atleta e depende da sua capacidade de superação a quaisquer obstáculos que possam surgir, da sua capacidade para finalizar a prova, garantindo sempre o seu próprio bem-estar.

2.3. Períodos de inscrição e valores

As inscrições abrem dia 24 de Fevereiro e terminam dia 15 de Novembro ou quando atingido 60 participantes.
As inscrições serão efectuadas em formulário próprio no site www.alut.pt. A veracidade dos dados fornecidos é da exclusiva responsabilidade do participante, inclusive para efeitos de seguro. O valor da inscrição é o seguinte:

 1ª fase
até 30/06
2ª fase
01/07 a 30/09
3ª fase
01/10 a 15/11
SOLO200,00€250,00€300,00€
DUPLA280,00€330,00€380,00€
TRIPLA415,00€465,00€515,00€
QUADRA555,00€605,00€655,00€

Para usufruir do valor de cada uma das fases, o pagamento da inscrição terá de ser efectuado até à data limite da mesma. A inscrição na primeira fase poderá ser paga de forma faseada. Para tal deverá entrar em contacto com a organização. Após o processamento e confirmação do pagamento, será enviado um e-mail de confirmação ao participante e será  colocado na lista de atletas. O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária para a seguinte conta bancária:

Banco: Caixa Geral de Depósitos
Conta: ATR-Associação Algarve Trail Running
IBAN: PT50 0035 0199 00004380630 12
BIC/SWIFT: CGDIPTPL

2.4. O valor de inscrição inclui

  • Transfers desde Faro para Alcoutim no dia 30 às 11 h.
  • Almoço em Alcoutim no dia 30/1
  • Kit de Atleta
  • Guia da Via Algarviana
  • Assistência e abastecimento de líquidos e sólidos em todas as bases de apoio
  • Serviço de assistência e socorro ao longo da prova
  • Transfers desde Vila do Bispo e Faro no dia 3/12 Às 12h
  • Prémio de finisher
  • T-shirt de finisher
  • Seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil
  • Massagens no final

2.5. Alterações dos dados de inscrição/cancelamento

Não são permitidas alterações aos dados dos participantes após o dia 30 de Setembro.
Em caso de desistência, ficará o montante desta edição em crédito para o mesmo atleta ou outro que indicar, em exclusivo para a edição de 2018 do ALUT ou umas das provas organizadas pela ATR – Algarve Trail Running, de acordo com a seguinte tabela:

Desistências/cancelamentoMontante em crédito
Até 30 de Junho100%
Até 30 de Setembro75%
Até 1 de Novembro 50%

2.6. Certificado médico / termo de responsabilidade

Cada atleta deverá entregar, aquando do levantamento do dorsal, um certificado médico válido no seu país de residência, declarando aptidão para a prática de desportos de ultra endurance, juntamente com uma declaração de exoneração de responsabilidade que pode ser retirada do site www.alut.pt Sem estes documentos não será permitido participar no evento.

3. A PROVA

3.1. Percurso

A extensão total do percurso é de aproximadamente 300 km com um desnível acumulado positivo de 12694 m D+ e com prazo limite de 72 horas para conclusão. Estes números podem ser ajustados. Os dados definitivos serão enviados até oito dias antes da corrida.

 3.2. Sinalizaçâo do percurso/gps

A Via Algarviana encontra-se sinalizada no terreno por um conjunto de equipamentos que incluem postes e setas de direção, além de inúmeras pinturas em superfícies naturais de forma a indicar o sentido do percurso, recorrendo sempre aos códigos de identificação de “Grande Rota” (GR), tal como ilustrado na seguinte figura.

ALUT - Algarviana Ultra Trail - Sinaletica

Apesar de se encontrar extremamente bem sinalizado, o percurso deverá ser guiado via GPS. O GPS, além de garantir que se encontra a fazer o percurso correto, permitirá confirmar que efetuou o percurso correto. A não entrega do equipamento no final da prova para descarregar o ficheiro de registo resulta na desclassificação do atleta. É um equipamento obrigatório e deve ter como requisito principal a sua autonomia e a possibilidade de gravar no mínimo 10.000 pontos.
O equipamento deverá ter a possibilidade de trocar as baterias em qualquer momento da prova. Os tracks GPS serão fornecidos com antecedência.

3.3. Definição possibilidade ajuda externa

O princípio de corrida individual em semi-autonomia é a regra. A semi-autonomia define-se como a capacidade de ser autónomo entre dois postos de reabastecimento, tanto do ponto de vista alimentar, como do vestuário e da segurança, que permita adaptar-se a problemas imponderáveis que surjam, sejam ou não, previsíveis de antemão. Este princípio implica as seguintes regras:

  • Cada corredor tem de transportar durante a totalidade da prova todo o material obrigatório que vem descrito no parágrafo “Equipamento”.

  • Este material deverá ser transportado em bolsa/saco/mochila apropriado e deverá ser presente para inspeção aos juízes sempre que estes o solicitem, sob pena de penalização/desclassificação caso não o possuam ou não consintam a inspeção.

  • Nas Bases de Apoio haverá bebidas e comidas destinadas a ser consumidas no local. Apenas os líquidos poderão ser cedidos para completar os recipientes que os concorrentes transportem consigo para esse efeito.

  • A passagem pelas bases de apoio é obrigatória mesmo que o participante não pretenda usufruir de qualquer tipo de apoio.

  • Os participantes devem ter ainda em consideração que não haverá qualquer corte de trânsito em vias onde a circulação automóvel seja possível, devendo cumprir escrupulosamente todas as normas aplicáveis aos peões.

O apoio no percurso, quando premeditado, é proibido e desclassifica imediatamente o participante. É permitido aos atletas comprar ou receber alimentos nos locais onde passam.

3.3.1. Assistência aos atletas

A cada corredor é permitido um máximo de dois assistentes nas bases de apoio. Os assistentes não devem perturbar os outros corredores ou os voluntários que trabalham nesses locais e devem trazer consigo as identificações fornecidas pela organização. A Organização pode restringir o acesso a determinadas áreas das bases de apoio. Os assistentes não podem consumir a comida e bebida destinada aos corredores sem a devida autorização da organização. Aos elementos da equipa de apoio apenas é permitido correr nos 200 metros antes e depois das bases de apoio.

3.4. Bases de apoio

O participante deve informar sobre a sua chegada a cada uma das bases de apoio e confirmar o registo da sua passagem. O dorsal deverá estar sempre visível, em particular à entrada da base de apoio. Haverá as seguintes bases de apoio:

  Dist. (km)D+ (m)D- (m)Dist. (km)D+ (m)D- (+)
AlcoutimFurnazinhas38.91655147138.916551471
FurnazinhasCachopo74.43074268835.514191217
CachopoBarranco do Velho104.25201471529.721272027
Barranco do VelhoSalir118.75608537114.5407656
SalirMessines153.66572641034.99641039
MessinesSilves180.7805180342714791624
SilvesMonchique211.110250982130.321991787
MonchiqueMarmelete226.6112461087115.59961050
MarmeleteBensafrim255.8119961197629.27501105
BensafrimVila do Bispo285.1125701250629.2574530
Vila do BispoCabo de São Vicente301.8126941264416.6124138

Além das bases de apoio, existem pontos intermédios que podem ter acesso a líquidos e que estarão indicados no guia do atleta.

3.5. Tempo limite e barreiras horárias

O tempo máximo para a conclusão da prova é de 72 horas. As barreiras horárias, para entrada e saída de cada uma das bases de apoio, serão indicadas no guia do atleta. Para ser autorizado a continuar em prova, o atleta deve entrar e sair das bases de apoio dentro da hora estabelecida pela organização.
Em caso de más condições climatéricas e/ou por razões de segurança, a organização reserva-se o direito de fazer alterações nas barreiras horárias.

3.6. Material obrigatório

O material obrigatório poderá ser verificado ao longo da prova, sendo constituído por:

  • Mochila ou bolsa de cintura com reservatório de líquidos com capacidade mínima de 1 500 ml e/ou recipiente para consumo de líquidos (não existirão copos nos postos de abastecimento);

  • GPS e baterias de reserva

  • Reserva de alimentos (no mínimo 1000 calorias)

  • Dois sistemas de iluminação e baterias suplementares

  • Manta de sobrevivência

  • Telemóvel

  • Impermeável

  • Apito

  • Tracker GPS fornecido pela organização

  • Luz traseira

3.7. Penalizações/ desclassificações

Os participantes que não cumpram as normas constantes no regulamento serão impedidos de participar, se a infração respeitar a procedimentos prévios à partida e desclassificados se a infração respeitar a atos que ocorram durante a realização do evento. De modo a salvaguardar o direito dos concorrentes à reclamação será permitida a continuidade em prova.
Será penalizado ou desclassificado todo o atleta que:

DesclassificaçãoPenalizações
Não cumpra o presente regulamentoNão leve o seu dorsal bem visível
(penalizado até 10min.)
Não cumpra a totalidade do percursoNão efetue o percurso sinalizado
(penalizado em 1h)
Deteriore ou suje o meio ambiente por onde passeNão transporte o material obrigatório
(penalizado em 30min. por item)
Ignore as indicações da organizaçãoPerda do dorsal (penalizado em 30min.)
Tenha alguma conduta anti-desportiva
Receba qualquer tipo de assistência do exterior
Perda de tracker

Se as condições físicas dos atletas, nas bases de vida, não sejam as ideais, a organização reserva-se ao direito de barrar o atleta após consulta médica.

3.8. Seguro desportivo

O seguro de acidentes pessoal, de acordo com a legislação em vigor, está incluído na inscrição. O número da apólice será comunicada aos atletas no guia do atleta antes da prova.

3.9. Desistências

Em caso de abandono o atleta deverá optar por fazê-lo preferencialmente numa base de apoio, comunicando obrigatoriamente o abandono aos elementos da organização. Na impossibilidade de o fazer deverá contactar a organização. O dorsal deverá ser entregue a um elemento da organização e poderá ser recolhido posteriormente no secretariado.

3.10. Sacos dos corredores

A organização entregará a todos os participantes etiquetas com os respectivos números de dorsal para as várias bases de apoio. É de responsabilidade do atleta colocar o número da base de apoio onde pretende cada um dos sacos. A organização fornecerá os sacos para a prova. Os sacos das bases de apoio poderão ser entregues apenas no último dia da prova. Apesar da organização ter o maior cuidado com todos os pertences, não se responsabiliza pela perda ou dado de quaisquer objetos durante o armazenamento e transporte.

5. CLASSIFICAÇÕES E PRÉMIOS

As classificações do ALUT serão atribuídas ao atletas (solo ou equipa de estafeta) que demorem menos tempo a percorrer a distância total da prova. Haverá prémios para os cinco primeiros homens e mulheres na classificação geral. Os vencedores solo serão consagrados com o titulo de vencedores da prova e detentores da camisola alusiva ao prémio “Ibn ALUT”. Será efectuada uma classificação para ambos os géneros e duplas, triplas e quadras de ambos os géneros e mistas, com prémios para os 3 primeiros classificados.

6. DIREITOS DE IMAGEM

A organização da prova, respetivos patrocinadores e as entidades que colaboram na organização deste evento desportivo reservam-se os direitos de utilizar livremente em todos os países e sob todas as formas, a participação dos concorrentes, assim como os resultados por eles obtidos.
A prova poderá ser gravada em vídeo e/ou fotografada pela organização do evento e comunicação social para posterior aproveitamento publicitário.
Os participantes que tiverem alguma restrição quanto ao uso da sua imagem deverão notificar a organização com antecipação e por escrito. Caso contrário, estarão automaticamente a autorizar o uso em qualquer tempo, sem direito a receber qualquer compensação financeira.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

A organização reserva-se o direito de alteração do regulamento em benefício do bom funcionamento do ALUT, sendo os atletas avisados de tal alteração no site/página do Facebook da prova. Todos os casos omissos serão resolvidos pela organização. Das suas decisões não caberá recurso. Ao participar no ALUT, os atletas comprometem-se a respeitar plenamente e sem reservas as normas e a ética da prova apresentadas nos pontos anteriores.

Inscrições

As inscrições para o ALUT – Algarviana Ultra Trail – encontram-se abertas até ao dia 15 de novembro, estando limitadas a 60 atletas na edição de 2017. A participação poderá ser individual ou por estafetas até um máximo de 4 elementos. Ao submeter a inscrição, os atletas declaram ter conhecimento e a aceitação do regulamento da prova.
Durante a 1ª fase de inscrições os atletas poderão efetuar o pagamento de forma faseada. Para tal, deverão contactar a organização.

 1ª fase
até 30/06
2ª fase
01/07 a 30/09
3ª fase
01/10 a 15/11
SOLO200,00€250,00€300,00€
DUPLA280,00€330,00€380,00€
TRIPLA415,00€465,00€515,00€
QUADRA555,00€605,00€655,00€